As palestras de Coelho de Sousa aos microfones do Rádio Clube de Angra - A Voz da Terceira, foram uma das muitas variantes das actividades de animação cultural e religiosa que Coelho de Sousa manteve durante muitos anos.
Muitas destas palestras fazem parte do seu espólio.
Esta tem a originalidade de ser uma palestra sobre a utilidade das palestras, que fora posta em causa por um ouvinte.
Pense-se o que se quiser, em relação ao seu conteúdo demonstrativo, o que fica claro, pelos exemplos citados na palestra, é a numerosa e variada audiência que essas palestras tinham e a sua influência em muitos casos concretos da vida das pessoas.
Sem dúvida, muito mais do que os seus célebres e espectaculares sermões, que só chegavam aos ouvidos daqueles que, com razão ou sem ela, se consideravam na posse das suas próprias e seguras certezas para este e para o outro mundo.
Não é possível fixar com rigor a data da palestra.
Pode-se apenas concluir, por outros textos da mesma Sebenta de Apontamentos do Seminário Episcopal de Angra, que foi proferida na década de 50 do século passado.
Acrescente-se, apenas, que, pelas informações que consegui colher, todas estas gravações desapareceram dos arquivos do RCA. Umas perdidas. Outras desgravadas.
. ...
. Logo
. Alamo Oliveira: Coelho de...
. O testemunho de Álamo Oli...