"Migalhas":
Todo e qualquer jogo sujo na vida das pessoas é condenável.
Muito mais quando se pretende fazer jogo suja nas coisas de Deus.
Há por aí, às vezes, tanta mentira sagrada! Tanto fingimento religioso. Tanta mansidão assolapada. Tanta caridade interesseira. Tanta piedade postiça. Balofa ou rotineira.
Quem não quiser sentir-se dividido, remordido de escrúpulos, atormentado de remorsos, inquieto, amedrontado, ou amargurado, seja limpo e sincero com Deus e com os irmãos.
A não ser assim, dentro em pouco andará possesso de contradições pavorosas, de pega-larga, sobe e desce. O espírito a puxar para cima e o corpo a derriçar para baixo.
A fé que resta a urgir compromisso fiel. A descrença, entibiada, agnóstica, a desleixar-se, a afastar-se, a aniquilar-se.
Que grande verdade está expressa naquela bem-aventurança divina: felizes os limpos do coração: Limpos da cabeça e das mãos. De vida limpa.