Sábado, 1 de Janeiro de 2005
A "Migalha" de Coelho de Sousa para o dia 1 de Janeiro

|
- Em 1987, Coelho de Sousa publicou uma colectânea de pensamentos, em formato de bolso, a acompanhar os 365 dias do ano, a que deu o nome de "Migalhas" e que dedicou ao "povo da Vila de São Sebastião".
- Registamos aqui a "migalha" de pensamento, para o primeiro dia do ano:
- "Há um ditado que diz: Não se conta com quem bem começa, mas, sim, com quem bem acaba. Todavia, também é verdade que, raramente, bem acaba quem mal começou. Ou seja, tal vida, tal fim, dizem os latinos.
- Por isso um célebre filósofo grego antigo ensinou ao príncipe: se queres governar ou governar-te bem, em tudo olha o teu fim. E como ninguém, consciente, se quer perder, então vive agindo com os melhores meios e modos de só progredir na perfeição.
- Perfeitamente. Ordenará ambientes e maneiras que atinjam os bons fins. E de tal forma que, meios e fins se harmonizem sem prejuízo de ninguém.
- Tudo isto são princípios ou verdades da experiência antiga? Sim. Mas interessa sempre tirar o novo do velho. Tanto mais quanto as velharias são preciosidades. E às boas migalhas de pão saboroso não fica bem deixá-las cair no chão.
- Quantas boas refeições se fazem com migalhas? Haja habilidade. E apetite. Estas migalhas vão ser este ano, pão nosso de cada dia."
|